segunda-feira, 6 de junho de 2011

ARQUITETURAS NOVAS E VELHAS

Quero apresentar-lhes esta igreja magnífica, belíssima solução arquitetônica realizada por Mario Botta.
Igreja de São João Batista - Mogno

Igreja de São João Batista - Mogno

Igreja de São João Batista - Mogno


Mario Botta é um arquiteto suíço, nascido em Mendrisio - Ticino. Começou sua atividade profissional aos 15 anos, quando abandonou os estudos e decidiu trabalhar como desenhista no escritório de Tita Carloni e Luigi Camanish (dois importantes arquitetos da região do Ticino). Somente depois da experiência profissional, Mario Botta acreditou estar preparado para estudar Arquitetura! Como na região onde habitava não havia escolas de Arquitetura na ocasião, ele optou por estudar em Veneza, embora tenha estudado na Escola de Arte de Milão antes de iniciar o curso de Arquitetura no Instituto Universitario di Architettura (IUA), em Veneza, onde graduou-se em 1969. Sua obra possui influências da arquitetura de Le Corbusier, Louis Kahm e Carlo Scarpa, com quais teve contato durante o curso em Veneza. (texto de Renata Ortiz – Designer – uma boa resenha biográfica para um artista tão talentoso)


Junto com ela, quero que vejam exemplos de igrejas românicas da Sardenha, todas do século 13, e que usaram material especial na confecção de suas fachadas bicromáricas. Comparando tempos tão distantes em arquitetura litúrgica e sacra podemos dizer, sem qualquer problema, que as soluções atuais para a construção de novas igrejas pode estar no uso de linhas estéticas tradicionais com formatos e materiais absolutamente novos, sem medo que haja a reprodução de estilos. Como na moda, ainda mais fugaz que a arquitetura, os estilos vão e voltam, e o desenhista sempre esbarra em formas estéticas novas e velhas, mas sempre em busca de soluções simples e belas.
Igreja de São Palérmio - Sardenha - séc 13 - fachada

Igreja de São Palérmio - Sardenha - séc 13 - interior

Igreja da Santíssima Trindade - Saccargia - Sardenha - séc 13 - fachada

Não custa lembrar que ao contrário da moda de vestuários, a arquitetura tem uma pretensão de permanência que vai além da simples funcionalidade que procura construir na aplicação de seus modelos. Uma obra arquitetônica tem a vontade de ser eterna. Não cabe a idéia de construirmos igrejas que se desfaçam com o tempo.


Mir