sexta-feira, 1 de julho de 2011

PAINEL IGREJA SÃO PEDRO ENCANTADO - RIO DE JANEIRO



O painel que lhes apresento no vídeo abaixo foi executado em placas de compensado naval tratado, usando tinta acrílica sobre gesso acrílico.

O painel tinha vários objetivos que foram alcançados graças a seu propósito principal, i.é, ser um representação pictórica do relato evangélico da entrega das chaves do Reino e da Igreja a Pedro (Mt 16,18-19) asssociada à imagem que a própria Igreja tem de si mesma, como peregirna e triunfante.

O primeiro objetivo era compor o trabalho com as proporções arquitetônicas da igreja de São Pedro, cujo pé direito chega a cerca de 10 metros e sua largura chega a 15 metros. O painel tem as suas proporções em 8,80m x 3,20m.



Segundo, era preencher o espaço de uma parede sem funcionalidade litúrgica alguma, onde havia apenas uma simples inscrição bíblica mal dimensionada no aspecto pictórico. Este paredão consrastava com o resto da nave central e precisava duma adequação ao espaço religioso e litúrgico.

Terceiro objetivo era proporcionar ao fiel um encontro com o sentido da dedicação da igreja a seu padroeiro, que é a pedra da Igreja. Assim, toda vez que o fiel se dirigir aos atos litúrgicos poderá aproveitar a catequese pictórica que o painel oferece, e experimentar uma passagem da realidade em que vive às coisas o alto, lembrando que é parte integrante desta igreja peregrina, ao mesmo tempo que sabe que seu destino é a igreja triunfante da eternidade no Reino dos Céus. E Pedro é aquele que tem as chaves desta passagem, cuja entrega lhe foi feita no encontro com o Senhor da Vida.

Rapidamente explico o painel que tem partes bem distintas que se integram na teologia que pretende oferecer.

No centro do painel estão Cristo Jesus, que entrega a Pedro as chaves do Reino e da Igreja. Ele está sobre uma rocha, porque Ele é a pedra fundamental da Igreja, onde tudo se sustenta (1Cor 10,4 / Ef 2,20 / 1Pd 2,7-8). Simão, que agora se chama Kephas, é Petros no grego (Jo, 1,42), i.é, rocha. Cristo o faz rocha com Ele (por isso Pedro está sobre uma rocha também) e sobre esta pedra vai edificar sua Igreja (Mt 16,18-19).

No centro do painel também estão as chaves abaixo da imagem das portas do Reino dos Céus, que, em meio às nuvens, se abre. E lá estão o Pai, representado no triângulo com o olho que tudo vê, símbolo da Trindade. Sob o Pai está o Espírito, de quem procede para tocar o mundo, consagrando-o, e santificar cada homem para que alcance o céu.

As cores do fundo da cena são amarelo e branco, cores da bandeira do vaticano, e tanto Cristo quanto Pedro estão centrados nas faixas de cor amarela. A bandeira do Vaticano consiste de duas bandas verticais em amarelo (à tralha) e branco, com as chaves cruzadas de São Pedro e a mitra papal centradas na banda branca. Em heráldica, amarelo e branco representam em geral dois metais, ouro e prata, que não são colocados lado a lado. Esta é uma exceção especial, porque as cores também representam as chaves de São Pedro, no painel amarelo e prata.

À direita do painel está a representação da igreja triunfante na imagem estilizada da Basílica de São Pedro de Roma, que desce dos céus. A basílica está sobre a rede de Pedro, pescador que era, e que se tornou pescador de homens. O fundo por trás da basílica é de cor azul, assim como o de trás da rede, símbolos do céu e do mar.

À esquerda do painel está a representação da igreja peregrina com os santos e santas de todos os tempos. São homens e mulheres de todos os povos de traços e lugares tão distintos, da Ásia, da América, da África e da Europa. Essa Igreja é a testemunha cotidiana do seguimento de Cristo Jesus como fonte de salvção para todos. Esse testemunho está na cor de fundo vermelha que é a cor dos mártires.

Em torno do painel está a inscrição bíblica tirada do Evangelho de Mateus (16,18-19) - "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra" e "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus".


Vídeo com making off da execução do painel em fotos parciais.

Mir