segunda-feira, 1 de abril de 2013

PROJETO ILUMINAÇÃO - LUSTRES

No projeto para a nova iluminação da igreja de São José Operário criei um lustre cujo modelo é exclusivo da igreja. A idéia era criar uma peça especial que usasse os mesmo princípios arquitetônicos encontrados no desenho da moderna igreja de São José.

Uma parte da indústria brasileira de luminárias, lustres e afins foi solapada pela invasão chinesa de importados. Os modelos que vêm de lá além de apresentarem baixa qualidade não se adequavam ao que o projeto de iluminação pedia.

A iluminação anterior era composta por calhas de luminárias simples com 4 lâmpadas fluorescentes branca/fria de 40w cada lâmpada e que ficavam penduradas por duas  linhas de correntes de ferro. Essa iluminação ja existia há cerca de 40 anos. Havia também luminárias laterais postas sobre as colunas da igreja com lâmpadas frias/branca também de 40w. A luz era toda direcionada para a assembléia e restava uma grande penumbra no teto da igreja.

A peça criada para ser um múltiplo com seis lustres (4 na nave central e 2 nas naves laterais) tem um formato simétrico retangular, e recebe em cada ponta um tubo retangular de vidro fosco (Luvidart) com 35cm de cumprimento, compondo 8 tubos com lâmpadas fluorecentes morna/amarelada de 90w. O total de luz emanda por cada lustre equivale a 720w.

A estrutura que sustenta os tubos é de metalon com pinutra especial.

As fotos abaixo mostram a execução do projeto de cada lustre, detelhes de parte dos lustres, e um modelo já suspenso iluminado ou não. Dá pra se ter uma idéia do que cada peça procura reproduzir como luz e arte.