segunda-feira, 2 de março de 2015

IGREJA SÃO PEDRO NOLASCO - GUADALUPE

Igreja São Pedro Nolasco - Guadalupe - Rio de Janeiro

Esta é mais uma das igrejas da paróquia dos Mercedários na qual venho realizando algumas intervenções artísticas e arquitetônicas, sempre acompanhada tecnicamente pela empresa de engenharia RJV.

No caso atual trata-se de uma profunda mudança interna e externa.

Internamente estamos redesenhando a planta baixa do edifício, nos dois pavimentos superiores. O objetivo é mudar a função dos pavimentos 2 e 3, trazendo o salão paroquial para o segundo pavimento, mais próximo à nave da igreja, e levando as salas de catequese e reunião para o terceiro pavimento.

Para ajudar na iluminação e respiração dos ambientes, executamos um jardim de inverno nos fundos da construção, unindo os dois pavimentos com luz e ar, subtraindo parte da lage/piso do terceiro pavimento.

A intenção é adequar-se também a exigências de rota de fuga, ocupação de espaço, etc.
Esses desenhos e execução  mostro mais tarde.

Hoje apresento-lhes a profunda mudança externa promovida na fachada.
Antes havia uma fachada sem definição de forma ou estilo arquitetônico. Tinha uma pequena torre 'fake' na parte superior da fachada com uma cruz em tijolo de vidro. Quatro janelas descentralizadas e separadas por distâncias desproporcionais, que traziam luz aos pavimentos superiores. Na lage da frente, como um saguão de entrada duas paredes ou pórticos (???) desenhadas sem qualquer definição. Os desenhos triangulares fora assimétricos. Vejam.

fachada anterior - julho 2014


O objetivo que persigo sempre é, usando a estrutura existente e buscando o menor custo possível, promover mudanças artísticas ou arquitetônicas que remetam a estilos sacros e religiosos consagrados na história da arquitetura eclesial, introduzindo, quando necessário novos elementos litúrgicos ao ambiente.

Nesse caso, busquei inspiração no românico, e, com muita simplicidade, limpei o desenho anterior, dando à fachada uma elevação, ao mesmo tempo em que buscava luz e respiração frontais. Minha inspiração são as basílicas romanas. Amo aquelas enormes janelas laterais ou frontais da Basílica de Santa Sabina, em Roma. A igreja passa a ter uma única janela que une os dois pavimentos superiores e harmoniza a fachada.

Eis o resultado da intervenção, em etapas, e ainda inacabado:





fachada hoje, março/2015


   No próximo 'post', um vídeo com o 'making off' do desenho ao projeto executado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Atelier Hagia Sophia!
Faça aqui seu comentário sobre os trabalhos ou textos publicados.