segunda-feira, 25 de março de 2013

IGREJA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO - NOVO PROJETO

Após 21 anos, novamente promovi uma intervenção artística litúrgica e sacra na Igreja de São José Operário, em Realengo, no Rio de Janeiro.

Dessa vez, a ação foi composta por um projeto de nova iluminação, que incluiu a pintura com uma cor mais clara (escolhi a algodão egípcio da linha da Suvinil, tinta acrílica própria para paredes internas). O objetivo era ampliar a percepção do espaço com maior reflexão da luz.

Para iluminar as naves laterais e a nave central, concebi um lustre com 8 lâmpadas fluorescentes 'mornas', cor levemente amarelada (a luz fria era usada anteriormente). As lâmpadas estão dentro de 8 tubos de vidro quadrados - Luvidarte - agradeço a indicação e importante participação do Sr. Antônio, dono do Casarão dos Lustres. Os tubos estão pendurados em partes fixas como se fossem lanternas flutuantes, e o formato retangular do lustres (em conjunto com os tubos) procura estabelecer a mesma ideia de simetria que a arquitetura em formato de cruz romana da igreja sugere.

Para compor o projeto e completar a iluminação há 8 spots de luz HQI 150, com focos dirigidos para o teto e a parte superior das paredes e colunas. As luzes fazem desenhos no teto que lembram a figura de peixes, desenhos formados pela sombra dos arcos, cujo símbolo remonta ao nome que os cristãos usavam para se identificar em meio às perseguições - ICHTHYS - Iesous Christós Theoú Yiós Soter - palavra grega que nomeia peixe, e que traz o significado do discípulo de Jesus - Jesus Cristo de Deus Filho Salvador.

Na capela do Santíssimo fiz duas novas paredes revestidas com azulejos brancos e sobre as quais instalei em linhas primárias um arco ogival, como o encontro dos arcos plenos sugerem no cruzamento próximo ao teto sugere. Nas paredes farei dois painéis pintados sobre os azulejos, que serão objetos de apresentação no futuro.

Vejam o resultado no vídeo a seguir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Atelier Hagia Sophia!
Faça aqui seu comentário sobre os trabalhos ou textos publicados.