Abreviação usual
Aparecem letras em grego e cirílico. Estas inscrições têm escolas históricas conhecidas pelos modelos de desenhos das letras (Novgorod, Mosca, Saltério, Rublev, Storganov). No ícone usei as letras que lembram o formato usado pela escola de Novgorod do século 14. Mas é só uma imitação. Eis as letras:
Α –alpha – primeira letra do alfabeto grego – simboliza que o Cristo é o princípio das coisas
Ѿ – ômega – última letra do alfabeto grego – simboliza que o Cristo é o fim das coisas
Θ – Theta – Primeira letra da palavra grega Theós – Deus – siginifica que o Cristo é Deus com o Pai
ІϚ – abreviação da palavra grega - Iesous – Jesus
ҲϚ– abreviação da palavra grega - Christós – Cristo
A geometria no ícone
Se tomarmos o quadro do ícone e dividirmos este retângulo em quatro partes, será possível ver as linhas imaginárias passando pelos traços dos olhos, pela borda da veste vermelha na base do pescoço, e a última linha na borda do livro dos Evangelhos.
Outro elemento geométrico que aparece é um triângulo isósceles. Ele pode ser desenhado dos cantos inferiores do retângulo até o meio exato da linha superior. Assim aparece um triângulo no qual estão inseridos a cabeça e tronco do Cristo.
A cabeça do Cristo e a auréola que lhe circunda não estão concêntricas, mas se tangenciam na parte inferior das linhas circulares. São círculos excêntricos.
As cores
O fundo dourado é símbolo da luz divina, porque diferente do amarelo o ouro irradia luz própria, é o reflexo puro da luz, é esplendor.
O vermelho da veste do Cristo é símbolo da divindade e realeza. Ele é o Cristo Senhor de todas as coisas e debaixo de seus pés lhes serão submetidas a existência de tudo.
O Manto azul simboliza a humanidade que reveste a divindade de Cristo.
Ele é a divindade que se reveste da humanidade.
Evidente que a teologia é mais profunda, pois não há separação da humanidade de Cristo e da sua divindade. Mas o simbolismo quer representar a grandeza do humano tocado pelo Deus de amor e de vida.
Os símbolos
A mão do Cristo tem dois dedos juntos e suspensos, em forma de bênção. São símbolos de sua natureza divina e humana. Os outros três dedos se tocam e simbolizam a Santíssima Trindade da qual o Filho é uma das Pessoas divinas.
O Livro dos Evangelhos é segurado por sua mão esquerda. Ele é o Verbo de Deus, traz a Palavra no coração e na boca, porque Ele próprio é a Palavra encarnada. Lembremo-nos de Emaús, os discípulos diziam – ‘Não estava ardendo o nosso coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?’ (LC 24, 32).
ícone Cristo Pantocrator- detalhe
Mir
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Atelier Hagia Sophia!
Faça aqui seu comentário sobre os trabalhos ou textos publicados.